Eixo temático: Sustentabilidade

Beneficiário: Porto Alegre

Descrição: O evento CREATHON – Cocriação e Resíduos foi uma iniciativa do Pacto Alegre, durante o mês de novembro de 2019. O objetivo do evento era provocar cidadãos e organizações a pensar soluções aos focos de resíduos irregulares. Na cidade de Porto Alegre o DMLU estimou a existência de cerca de 318 focos de resíduos clandestinos, gerando despesa mensal de 1,8 milhões de reais para ações de limpeza.

Pela dimensão do problema, nos aliamos com as organizações Encosta Engenharia, ONG Coletivo Autônomo do Morro da Cruz, Trashin e ONG Solidariedade, formando uma equipe multidisciplinar a fim de atender a demanda. Realizamos encontros internos com a equipe, visitamos os locais de foco e escrevemos a proposta para o evento.

O Cidade + Limpa propõe a instalação de uma estrutura com contêineres navais reformados para descarte e troca de resíduos por produtos recicláveis, equipada com balança e espaço para armazenamento temporário dos resíduos para recebimento do material reciclado. Além disso, a proposta contempla um local de comercialização de produtos reciclados através da Trashin e Cooperativa CTSA, derivada da ONG Solidariedade. E com intuito de conectar os geradores de resíduos com o projeto, o ESF Núcleo POA entrariam com educação ambiental local.

O objetivo final do projeto é a redução dos focos de resíduos, tornando-os novos produtos, bem como oferecer suporte aos catadores de materiais recicláveis.

No ano de 2020 buscamos parcerias e investidores para execução do projeto.