Eixo temático: Educação

Beneficiário: Centro Cultural James Kulisz (CEJAK)

Descrição: A ONG Centro de Educação Ambiental foi fundada em 1996, idealizada por um grupo de mulheres da Vila Pinto. O CEJAK foi criado pelo CEA, frente o desinteresse dos governadores pelo projeto, a partir da necessidade apontada pelas recicladoras associadas do Centro de Triagem, que se preocupavam com a exposição que seus filhos sofriam aos riscos oferecidos pela rua.

O ESF Núcleo POA iniciou em dezembro de 2016 as atividades no Centro Cultural com aulas de inglês oferecidas pelos voluntários. Com o projeto, foi buscado contato com jovens em situação de vulnerabilidade social, ajudando os voluntários a entender suas realidades e saber agir corretamente em situações complexas. Em 2018 o projeto foi expandido para oferecer também aulas de matemética.

Inglês

Com as aulas de inglês, além do entendimento dos conteúdos básicos, buscamos despertar nos alunos o gosto pelo aprendizado de um novo idioma. Os voluntários utilizavam recursos audiovisuais para facilitar o entendimento das crianças, na faixa etária de 10 a 14 anos.

Matemática

As aulas de matemática abrangiam conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, como soma, subtração, multiplicação e divisão. Eram selecionados exercícios e jogos relacionados com os conteúdos abordados, além de atividades de recreação. As aulas eram realizadas no turno da manhã e da tarde por diferentes voluntários, atendendo em torno de 10 crianças de 6 a 10 anos por turno.