Eixo temático: infraestrutura

Beneficiários: Morro da Cruz e Vila Planetário

Descrição: A data foi criada em 1999 pelas Nações Unidas como uma celebração anual do papel essencial dos jovens na geração de mudanças na sociedade, também com o objetivo de aumentar a conscientização da nova geração a respeito dos desafios e problemas enfrentados pelo mundo. A Rede ESF aderiu ao Dia Internacional da Juventude em 2019, e diversos Núcleos realizaram atividades voltadas para o protagonismo jovem.

No dia 17 de agosto, em uma parceria com a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, organizamos atividades em uma praça comunitária e na Escola Municipal América, envolvendo em torno de 20 voluntários e 20 crianças em diversos trabalhos ao longo do dia.
No dia seguinte levamos o evento para a Vila Planetário, em parceria com a ONG Misturaí.

Confira abaixo mais detalhes:

Morro da Cruz

Na praça ao lado da ONG Coletivo Autônomo do Morro da Cruz, revitalizamos o espaço de lazer comunitário: pintamos amarelinha no chão, demarcamos a quadra poliesportiva, arrumamos e pintamos os balanços, realizamos uma pequena obra para melhoria da drenagem da região dos balanços. No muro da praça grafitamos os logos dos parceiros da comunidade e implementamos uma horta vertical com temperos para uso da Associação de Moradores. Todas essas atividades contaram com a participação de crianças e jovens, orientadas pelos nossos voluntários.

Na Escola Municipal América, pintamos os muros de concreto que fazem divisa com a parte externa da escola. Utilizamos cores alternadas, deixando com clima mais alegre e divertido do espaço. Além disso, grafitamos os muros que ficam atrás da quadra poliesportiva com mensagens educativas. 

Vila Planetário

Após a limpeza do local, confeccionamos bancos de pallets e pintamos com as crianças, com o objetivo de criar espaços de convivência para os moradores. Implantamos uma horta vertical com vários temperos e chás que poderão ser aproveitados pela cozinha comunitária. No muro ao lado, contamos com a ajuda do grafiteiro do Coletivo Autônomo do Morro da Cruz para grafitar a imagem de um desenho criado pelas crianças da comunidade, retratando a sustentabilidade sonhada para a Vila Planetário.

À tarde ofertamos duas oficinas à comunidade. A oficina de sabão ecológico propunha o reaproveitamento do óleo de cozinha, além de ser uma atividade empreendedora que pode fomentar o reingresso de pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Na oficina de brinquedo teve montagem de carrinhos e aviões com sucata, estimulando a reflexão sobre a reutilização de materiais recicláveis. Atualmente a oficina de brinquedo já é realizada com frequência por dois rapazes para as crianças da Vila.