Eixo temático: Infraestrutura

Beneficiário: Aldeia da Fraternidade

Descrição: A Aldeia da Fraternidade é uma entidade que atende cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre. Um dos projetos da Instituição, o “Educando com Arte” tem a proposta de promover a inclusão social por meio da música. O projeto oferece oficinas de arte-educação para 230 crianças e jovens, incluindo aulas de percussão, teclado, contrabaixo, violão, flauta, violoncelo, violino e técnicas vocais.

Para possibilitar a realização deste projeto, surgiu a necessidade da reforma do sistema elétrico do prédio de dois pavimentos a ser utilizado para as aulas, a fim de suportar a instalação dos equipamentos necessários. O andar térreo é usado como ambiente para práticas esportivas, com vestiários, enquanto no segundo andar ocorrem aulas de música.

Ao analisar a instalação existente verificamos a necessidade de trocar todo o sistema elétrico, que por ser muito antigo oferecia risco à segurança dos usuários. Realizamos o novo projeto elétrico, contemplando memorial descritivo e orçamento. Com a entrega da documentação, a Aldeia da Fraternidade ganhou um edital para financiamento das reformas, que foram executadas no início do ano de 2018.

Apresentamos este projeto na forma de artigo, no I Encontro de Engenharia e Sociedade, em São Paulo.

Confira abaixo os documentos entregues à Instituição.