Eixo temático: Infraestrutura

Beneficiário: Aldeia Ka’aguy Porã

Descrição: O Projeto Kuarahy ocorreu em território de retomada de habitação indígena Mbya Guarani, em uma área que era ocupada pela FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) em janeiro de 2017, na cidade de Maquiné. A região é conhecida por muitas áreas de preservação ambiental, que agora estão sob os cuidados dos Mbya Guarani.

A necessidade de um local para o convívio coletivo e para aulas de cultura indígena dentro da comunidade recém estabelecida suscitou a bioconstrução da Escola Teko Jeapo (Cultura em Ação, em Guarani), realizada pela união entre a comunidade e diferentes associações, dentre elas o ESF Núcleo POA. Atualmente, a escola serve de ponto de estudo e convívio para as cerca de 20 famílias da aldeia.

Ficamos responsáveis pelo planejamento e execução do projeto elétrico, além da análise técnica e instalação de placas fotovoltaicas e eventuais reparos necessários.

O projeto de energia solar foi possível através do Edital do Fundo Socioambiental – CASA, pela Teko Jeapo em parceria com a organização Instituto Tulipa. O valor total arrecadado foi de R$ 18.105,20.

Clique nos botões para visualizar os respectivos documentos entregues à Instituição.