Eixo temático: Infraestrutura

Beneficiário: Coletivo Autônomo Morro da Cruz

O projeto é a reforma de uma antiga capela, atualmente abandonada, para ser transformada em um espaço de aprendizagem. A ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz oferece atividades lúdicas no contra-turno da escola para crianças da comunidade Morro da Cruz, bem como idealiza atividades de empreendedorismo para os adultos.

Atualmente a ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz administra este espaço e tem como objetivo transformar na sede para realizar projetos focados na educação e para desenvolver as pessoas que vivem na comunidade. O projeto principal e atual que está sendo financiado pela Organização Internacional do Trabalho acolhe 50 jovens e seus familiares que tem por objetivo principal oferecer no turno inverso das escolas atividades sócio-educacionais que desenvolve os jovens no aprendizado escolar, cultural e acolhe suas famílias com objetivo mantemos o vínculo com os pais também, intervindo na relação familiar conforme necessário, respeitando sempre as crenças de cada família. Além dos educadores, o projeto é liderado por uma pedagoga, uma médica pediatra e duas psicólogas.

A capela necessita de reforma em sua estrutura que encontra-se abandonada, priorizando a reestruturação da elétrica, cobertura, forro, construção de banheiros e cozinha industrial para estruturação de uma padaria e confeitaria para a comunidade. Nos identificamos com o propósito, consideramos de extrema importância termos o projeto com acompanhamento dos engenheiros. Auxiliaremos no planejamento da obra, projetos elétrico e hidrossanitário, aconselhando em relação a procedimentos que visem à segurança. Além da responsabilidade técnica, o beneficiário nos contatou pela nossa metodologia de trabalho, priorizando as necessidades da comunidade e a otimização de recursos.

A Capela é um espaço, que ao ser reformado tem tudo para transformar-se em uma linda escola e em um belo espaço de convívio.  A ONG ampliará o número de crianças por turno, bem como o número de oficinas, estendendo esses atendimentos também às famílias oferecendo-lhes cursos profissionalizantes. Nosso sonho é tornar esse espaço vivo.